Empreendedorismo -sobre glaslighting, mansplaining

No mês de março participei de um evento promovido pelo Sebrae e a RME. Faz parte do calendário de encontros de empreendedoras, mulheres principalmente e são sempre excepcionais: palestrantes, temas abordados, entrosamento, troca de experiências.

Nesse evento que menciono havia alguns homens na plateia, empreendedores e empresários.

No palco três convidados encantavam tratando do  tema representatividade, força da mulher empreendedora quando um dos participantes faz uma pergunta-comentário:

– Na nossa empresa, quando estamos vendendo uma ideia/projeto para um potencial cliente ao mencionarmos a diretoria colocamos sempre primeiro o nome do responsável do marketing, porque se apresentamos a nossa empresa como dirigida por uma mulher não conseguimos avançar nas negociações(!!!!!!! )Por que as empresas dirigidas por homens ainda não querem negociar com mulheres, como quebrar essa resistência ?

A resposta dos palestrantes foi na direção de que não enfrentavam essa situação, desconheciam e desencorajavam essa prática (obviamente a resposta poderia ter sido mais complexa mas não haveria tempo).

Fiquei extremamente desconfortável, tanto pelo representante dessa empresa adotar essa prática e pela diretora aceitá-la. E para além, dele admitir essa prática sem pudor.

A minha redenção veio ao final desse painel quando uma participante da plateia pediu a palavra e fez uma colocação obvia e matadora, dirigindo-se ao participante:

– Você questionou como evitar que os clientes só queiram negociar com  homens. Eu digo que só há um caminho: pare de adotar essa estratégia! Não apresente sua empresa dessa forma, escondendo a mulher por trás de um homem!

Temos muito caminho a percorrer, ainda que pareça que estamos juntos, ainda sofremos com todo tipo de preconceito, inclusive empresarial.

Leia sobre o título aqui: O machismo também mora nos detalhes

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s