Minha Naná

Eu tenho (ou é ela quem me tem?) uma cadela mix de lulu e cooker, com 10 anos. Não sou mãe de cachorro nem ela é minha filha. O que nos liga é  o afeto entre um cão e seu dono.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Meu filho queria muito um cachorro e uma colega, dona do cooker pai, me deu um filhote. Na época eu ficava fora de casa – apartamento – durante 9/10 horas. E ela cresceu mais do que eu imaginava….   Como ela ficava sozinha, comprei um portão para colocar no corredor da sala, pois tinha receio de que ela ficasse latindo e alguém da vizinhança reclamasse. Assim, ela se habituou a andar pelo restante do apartamento mas  a fazer xixi e cocô na área de serviço, nos jornais. Não dava para passear todos os dias e com isso ela se habituou a só usar os jornais. Nem no jardim do prédio ela faz xixi….

É extremamente apegada, me segue o dia todo (agora fico em casa boa parte do dia), me pede afago, pula na minha cama é esperta e entende os comandos, os sims e os nãos. Já esta na 3ª. idade canina, o pelo esta embranquecendo e ela às vezes tem dificuldades de digestão.

A Naná me escolheu, quando estamos todos em casa é comigo que ela passa todo o tempo. Dou carinho, alimento, cuido da saúde dela e às vezes me sinto confortada por ter um animal de estimação como ela, uma companheira fiel. À noite, quando as vezes  meu filho chega da rua  e entra no meu quarto para falar comigo e eu já estou deitada ela vem como uma flecha e late ameaçadora para ele, como se estivesse me defendendo!  Se estou adoentada fica de plantão, aos pés da cama.

Naná

Originalmente escrito em Março 2011 por Ana Maria Afonso

 

Atualização: Hoje, 13 de junho de 2017 a Naná se foi. Não se recuperou de uma cirurgia no sábado nem ao peso da idade. Foram 16 anos e 5 meses de companheirismo.

Deixe um comentário

