Descarte seguro de medicamentos

 

Medicamentos em uso   perdem as propriedades mais rapidamente  e antes do que a data impressa indica e que vale  para a  embalagem fechada . Cuidados com o armazenamento são portanto  muito importantes. 
O que fazer  quando estiverem vencidos ou com o que sobrar de  medicação indicada para tratamentos?
Infelizmente, não há maneira segura de descarte e a maioria das pessoas acaba por colocar  no lixo doméstico ou –  mais grave –  no ralo ou no vaso sanitário.

 O armário do banheiro, sujeito à umidade, ao vapor do chuveiro, não é o melhor local.  Recomenda-se  armazenar em uma caixa ou  armário fechado e em   local protegido das variações de temperatura.

 Medicamentos……Não no armário do banheiro

.

O Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma Laboratórios lançaram no final de 2010 o projeto “Descarte Correto de Medicamentos”.
Os postos de coleta * funcionam  nas lojas do Pão de Açúcar (Real Parque e Jabaquara) e três lojas do Hipermercado Extra (Itaim, Penha e João Dias). A  partir deste ano  estarão funcionando nas 154 drogarias  do Grupo em todo País.
*(  para medicamentos vencidos ou fora de uso, embalagens e cortantes como agulhas, ampolas, vidros de xarope, blisters, frascos, bisnagas)

A Prefeitura de São Paulo disponibiliza as UBS’s – Unidades Básicas de Saúde da cidade  para o descarte de medicamentos e outros resíduos de saúde.

Os medicamentos devem ser descartados nas  embalagens originais e as seringas e agulhas precisam ser colocadas em um recipiente rígido para evitar o risco de acidentes. As caixas que não mantém contato direto com os remédios e  as bulas são entregues  para a reciclagem.

 Publicado originalmente aqui em 31/1/2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s