Por que a Continental não é uma Brastemp

Precisei trocar o fogão (Brastemp, durou 19 anos) e para isso pesquisei preço, marca, benefícios, qualidade, assistência. Escolhi o modelo Splendido em inox da Continental (marca que faz parte da Bosch atualmente).

O fogão foi entregue, ainda nem esta instalado mas já me deu aborrecimentos:

1º – SAC – liguei para solicitar a transformação e instalação do fogão (utilizo o gás natural – Comgas). A atendente me direcionou para uma única autorizada – não há direito de escolha – como se fosse uma reserva de mercado.

2º – Assistência técnica – agendei a visita e fui informada de que há uma taxa de R$ 40,00 que entendi seriam para peças adicionais, apesar da atendente não especificar quais. Concordei com a taxa, já que não há outra opção.

3º – O técnico compareceu à minha casa  trazendo um tubo flexível em cobre e um pacote com diversas peças em metal. Desaparafusou os bicos, trocou o que suponho sejam injetores, no forno e na mesa. Disse que a mangueira de gás  instalada   não era autorizada e  precisava ser trocada.  Como,  se foi a Comgas que instalou, há menos de 5 anos? Anotou então na OS : mangueira é da cliente a qual (sic) esta proibida…

Perguntei o que eram feitas das “peças” trocadas, se ficavam com o cliente. Informou que há um controle pela fábrica e que são devolvidas, já que esse serviço não tem custo para o cliente. A partir dai fiquei totalmente confusa. A Continental não cobra pela substituição dos bicos injetores mas a assistência técnica cobra a mão de obra?

O técnico me apresentou um orçamento de R$ 80,00 correspondente à M.O e peças. Quais? Para que? Respostas: são as peças de instalação.

Na OS  408274 da Serv Lakes constam:  3 bicos injetores, 1 bico injetor, 1 bico injetor e linhas abaixo 1 adaptador e  1 lâmpada. O fogão com luz no forno não fornece a lâmpada!  Nenhum desses itens tem os valores discriminados, só o total R$ 80,00, divididos em MO e peças.

Recusei essa parte do serviço, fiquei só com a chamada conversão de gás engarrafado para gás natural nos queimadores e forno…. sem custo.

Contatei a Comgas que fará a  instalação. Tem custo mas posso pagar nas próximas faturas, junto com o fornecimento do gás.

Tentei entrar em contato pelo site da Continental para dizer da minha insatisfação, mas não existe nenhum canal. O Fale Conosco é uma ficha para cadastramento e posterior contato, sem espaço para mensagem.

No SAC ao telefone a atendente me disse que não registra reclamação, que eu fizesse no site.

Na assistência técnica autorizada, a atendente (a 3a. que me atendeu ,  simpática e competente) me disse que essa é a forma da Continental trabalhar. Não há gratuidade de atendimento.

Depois dessa chateação, estou torcendo para que funcione a contento.

PS.: Para confirmar os procedimentos e  o atendimento com relação aos fogões  eu contatei a Brastemp e recebi a confirmação de  que para os fogões da marca  o serviço de conversão e instalação não tem custo.

4 comentários em “Por que a Continental não é uma Brastemp

  1. Você jura que a Brastemp não cobra não é? Está enganada. Ela cobra sim. É uma maneira de enganar os consumidores. Porque não fazem fogões com as duas opções, botijão e gás encanado?

    1. Olá Marcos,
      Eu não juro que a Brastemp não cobra. Eu relatei minha experiência e no caso da instalação do fogão Brastempo eu não paguei nada. Concordo com você em relação aos fabricantes disponibilizarem as duas opções – botijão e encanado. Afinal, o carro flex vem assim de fábrica, não é?
      Grata pelo seu comentário.

    1. Olá. O fogão não apresentou defeito grave mas passados 8 meses o sistema de acendimento automático começou a falhar e muitas vezes é preciso acionar um acendedor manual, acender com fósforos. As tampinhas esmaltadas enferrujaram muito rapidamente e a chapa traseira, que deveria ser resistente , amassou quando encostamos o fogão no vão entre a pia e a divisória da cozinha por encostar na vpalvula do gás (parece uma folha de lata!).
      Não tem isolamento: quando se liga o forno todo o fogão esquenta a ponto de não dar para encostar no painel dos botões. Resumo: pelo preço deveria ser um produto melhor, e não algo que terei de repor em menos de 5 anos.

Deixe um comentário

