Dia da Língua Nacional

 

O dia 21 de maio é o dia da língua  nacional  (não consegui descobrir a origem.  Alguém sabe?).
Vocês assim como eu, ainda estão escrevendo pelas normas anteriores ao acordo de unificação da língua portuguesa?  Eu pessoalmente estou perdida, ora sigo as normas de 1971 ora as de 2009.
Converso com pessoas comuns, escritores, jornalistas, pesquisadores e todos estão insatisfeitos. É uma mudança não vejo como  lógica e necessária, mesmo com o argumento de que a unificação auxiliará a inserção dos países que falam a língua portuguesa  na comunidade das nações desenvolvidas.

Tenho formação em letras ( linguística) e aprendi que  o idioma representa um povo, sua cultura, e que  sofre  mudanças evolutivas que o diferencia e torna único.

Manter as várias pronúncias e unificar a escrita facilita ou complica mais a vida de quem? Parece que somente a vida das editoras, que além de lucrarem  com a  reimpressão de  gramáticas e dicionários, podem distribuir livros para todos os países de lingua portuguesa com os custos de uma  edição …. e olha que dizem que o livro tal como é hoje vai desaparecer.

Países  que falam português
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é composta por oito países: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Imagem: HowStuffWorks

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s