Discutindo a relação: empregadora e empregada doméstica

Encontrei aqui no WordPress o blog da Lia, Another Girl, um post muito interessante – Domésticas vs Patroas. Como estou preparando material de treinamento para empregadas domésticas, tomo a liberdade de fazer algumas considerações sobre o tema.

Chamar a empregada de secretária (a exemplo da Ana Maria Braga, Palmirinha…) é um indicativo da difícil relação entre 2 mulheres. A empregada sente-se diminuida por estar limpando a casa e recebendo ordens de outra mulher. A dona da casa, inconscientemente, está constrangida por ter outra mulher na casa fazendo as tarefas que ela, culturalmente, deveria estar fazendo. Assim, tanto a empregada como a empregadora têm dificuldade para utilizar o termo empregada doméstica, trocando-o por “secretária” ,” minha assistente do lar” , ” pessoa que trabalha aqui em casa e que é como se fosse da família”.

Quando ao mesmo tempo a empregada e a empregadora compreendem que a função é importante, tão digna quanto qualquer outra atividade de emprego, deixam de existir as dificuldades desse relacionamento (como o recurso “pedir com jeitinho” ao invés de passar orientação clara) e estará estabelecida a relação profissional, de respeito e consideração.

Na ocasião da contratação essa relação deve ficar clara. Um contrato que especifique quais e como deverão ser realizadas as tarefas (como nas empresas, a descrição de cargo), a qualificação e habilidade esperada para o desempenho da função e todas as obrigações, deveres e direitos das partes.

Funciona assim : se você tem emprego é um empregado – quem trabalha numa empresa é empregado do comercio, da industria, e quem trabalha num ambiente doméstico é empregado doméstico. Sem desprestígio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s